FONE (11) 3511-2626 E (11 ) 5542-3755 vendas@digitrol.com.br

Tecnologia de dispersão termal

Os medidores de vazão do tipo termal comercializados pela Digitrol são medidores de vazão mássica do tipo inferencial utilizando a tecnologia de sensor de dispersão termal com temperatura constante. A taxa de calor absorvido pelas moléculas de gás fluindo em contato com o sensor é proporcional à velocidade da massa do gás. A vazão mássica é a velocidade da massa passando através de uma área fixa. Pela matemática, velocidade da massa X área = vazão mássica. A construção consiste de 2 sensores tipo resistência de platina (RTD) encapsulados em uma poço termométrico de parede fina. Os únicos materiais expostos à corrente de gás são de AISI 316 (ou opcionalmente Hastelloy C276)

Os sensores RTD tem a temperatura corrigida e operam a uma diferencial constante de temperatura. O sensor de fluxo é aquecido, enquanto o segundo sensor age como uma referência de temperatura, assumindo a temperatura do gás no processo. A eletrônica digital do medidor de vazão mantém o equilíbrio entre os dois sensores de vazão. Em um grande range, o sensor possui correção de pressão uma vez que a densidade molecular aumentará ou diminuirá proporcionalmente com a pressão, assim, o sensor é insensível às mudanças de pressão do processo. Como resultado, não é necessário nenhuma correção de pressão ou temperatura para obter medições precisas de vazão.

À medida que o calor é dispersado do sensor de vazão para a corrente de gás durante o processo de calibração rastreável pelo NIST, o fabricante mede tanto a vazão do gás quanto à potência necessária para manter o diferencial de temperatura correto entre os sensores aquecido e não aquecido. A potência necessária para manter este equilíbrio (o sinal de vazão) é uma função não linear da vazão. Este sinal de vazão é então linearizado pelos coeficientes únicos armazenados no microprocessador do medidor de vazão, que fornece a saída de vazão mássica real.


Outros destaques

Artigos
Parceiros
Goup Digital Marketing